Ser natural

DSC05846
Amo todas as matas. Mas aquela que mais me atrai é a que chamam Mata Atlântica. Parece ali que a Natureza caprichou em harmonia, beleza e diversidade. Sempre que visito um local destes, sinto que estou chegando em casa. Penso que minha alma combina com aquelas formações tão mágicas. Cada pedacinho destes lugares evoca alguma reflexão, um conhecimento, uma inspiração. Evidencia muitas das questões humanas : a ideia da unidade entre todas as criaturas, os ciclos em rondas intermináveis, a manifestação da vida, a morte e a transformação. Tudo de forma tão poética. E mesmo na fúria dos elementos há um equilíbrio coerente.

Estou há 60 anos neste planeta. É uma insignificância no deslizar do tempo, mas o suficiente para um humano clarear seus rumos. Vivi até agora intensamente, viajei por vários locais, estudei muitas culturas, filosofias, formei família, tive filhos, servi a sociedade de várias formas. Agora é um momento onde começo a planejar a volta ao campo, ao natural. Quero deixar as atribulações urbanas para me interiorizar no silêncio e na harmonia dos elementos. Ser natural é um estado de consciência, uma serena e constante satisfação. Não que para obter-se tal situação seja preciso um retiro. Cada dia, em qualquer lugar, temos uma nova oportunidade de viver o presente, sem nos concentrarmos tanto no emaranhado de impressões passadas ou nos anseios por situações futuras que podem não passar de delírios.

Tenho vários projetos a materializar desde como implantar novas florestas, a formação de trilhas para observar orquídeas e pássaros em seu ambiente silvestre, a elaboração de uma residência integrada ao ambiente, a utilização de energias alternativas, até coisas específicas de como construir um forno de barro ou um fogão à lenha. Claro que não poderia esquecer do estudo e do cultivo das plantas benéficas que são vitais para nossa existência.

Penso que o ser humano precisa desenvolver novas formas de se relacionar com o meio e os demais. Uma mentalidade de integração e respeito. Não somos nada sozinhos. Desta forma, gostaria de compartilhar neste blog todos estes estudos assim como a manifestação prática destas ideias. E, é claro, receber o contato das pessoas em um intercâmbio construtivo.

Saúdo a todos os seres. Que a vida possa ser celebrada com paz na mente e luz no coração.

Anúncios

Um comentário sobre “Ser natural

  1. Meu querido amigo Silvio, fico muitíssimo feliz em saber que o tempo passou e continuas sendo esta pessoa sensível e respeitosa. E que te realizas no trabalho com a natureza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s