Mini samambaia havaiana

DSC01549

Nome científicoNephrolepis exaltata ‘Marisa’
Nomes populares: Mini samambaia havaiana
Família: Davalliaceae
Clima: Tropical quente e úmido
Origem: Híbrido
Altura: 30 – 40 cm
Luminosidade: Meia sombra
Ciclo de Vida: Perene
Descrição: Esta samambaia caracteriza-se por folhas finamente rendadas de 15 – 20 cm de comprimento, sendo bastante compactas, de cor verde claro. É uma das menores samambaias, combinando muito bem com vasos pequenos, gerando efeitos muito decorativos.
Local de cultivo: Ambientes iluminados porém sem incidência direta do sol. Ideal para interiores, aceitando lugares mais sombreados. É necessário boa circulação de ar mas não tolera ventos.
Substrato: Solos orgânicos e leves, ligeiramente ácidos. Uma mistura de turfa, areia e terra orgânica é recomendada para samambaias em geral.
Água: Os vasos devem sempre estar úmidos mas não encharcados.
Temperatura: 5º – 35º C
Adubação: Existem adubos especiais para samambaias nas lojas especializadas, sendo que a planta aprecia adubos orgânicos e húmus de minhoca.
Propagação: Por divisão de rizomas
Pragas, doenças e outros problemas: Não existem grandes problemas no cultivo desta samambaia. Os insetos não são atraídos por samambaias mas ocasionalmente aparecem pulgões ou cochonilhas. Podem ser combatidos por meio de produtos naturais (como extrato de nicotina, óleo de nim e óleos minerais) ou manualmente retirando os insetos e as folhas atacadas. A ferrugem (fungo Cercospora) pode ocorrer e o tratamento com sulfato de cobre (vendido em agro pecuárias) é indicado.
Outras considerações:
– Quando surgem folhas amareladas ou queimadas é preciso fazer uma poda de limpeza. Além da questão estética, isto dará maior circulação de ar e irá facilitar o surgimento de novas brotações.
– Esta planta é excelente para ser usada em fontes. No entanto, a poda mencionada acima precisa ser feita pois as folhas caem na água causando prejuízo no funcionamento do motor.

DSC09609

Anúncios

2 comentários sobre “Mini samambaia havaiana

  1. Posso planta-la em terrario fechado.

    • Ronaldo, bom dia! Não tenho experiência em terrários. Mas acredito que não seja possível a utilização desta espécie com este fim. Todas as samambaias precisam de bom arejamento, circulação de ar. Ambientes fechados favorecem o aparecimento de fungos. Mas é apenas uma opinião em função das características biológicas da planta. Seria melhor você consultar alguém que tenha conhecimento em terrários. Um abraço, Silvio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s