Calatéia ornata

DSC03202

Nome científico: Calathea ornata sanderiana
Nomes populares: Calatéia, Maranta-riscada
Família: Marantaceae
Clima: Tropical, tropical de altitude, tropical úmido
Origem: Nativa das Guianas, Colômbia, Equador, Venezuela e Brasil
Altura: 0,3 até 0,9 m
Luminosidade: Pouca luz, gosta de sombra.
Ciclo de Vida: Perene
Descrição: Planta herbácea com folhas grandes (ovais ou lanceoladas) de verde bem escuro e linhas longitudinais róseas em ambos os lados da nervura central. Estas folhas emergem diretamente do solo, tem textura coriácea e na parte inferior são roxas. Eventualmente (com temperatura e umidade altas) a Calatéia lança inflorescências espigadas com flores de cor branca ou violeta. As raízes são rizomas fortes que em ambiente natural formam touceiras com folhas de até 2 m.
Local de cultivo: Ambientes internos e externos. Considerando que são provenientes das florestas tropicais, não devem ser expostas ao sol, sendo muito sensíveis à geada. Assim, externamente, devem ser plantadas em canteiros sombreados, com boa umidade. É bem adaptada para vasos em interiores.
Substrato: gosta de solos orgânicos com boa drenagem.
Água: É conveniente manter o solo úmido, porém sem encharcar. Excesso de umidade pode causar podridão das raízes. Pode-se fazer pulverizações regulares nas folhas para manter os níveis de umidade. Baixa umidade faz com que as pontas das folhas fiquem marrons.
Temperatura: a ideal é por volta de 22º C
Adubação: Com NPK a cada 20 dias aproximadamente, mas em pequenas quantidades. Ou com adubos orgãnicos à base de turfa, húmus de minhoca, mamona e farinha de ossos, a cada 3 meses.
Propagação: Multiplica-se por divisão de touceiras. Como a cada 2 anos será preciso trocá-las de pote, aproveita-se para dividí-las.
Pragas, doenças e outros problemas: Dificilmente ocorrem doenças a não ser por fungos quando há excesso de umidade. A aranha vermelha (Tetranychus urticae) ocasionalmente pode causar algum dano, como manchas pretas na superfície das folhas.
Outras considerações:
– Calathos em grego significa cesta. Alguns índios utilizam as folhas para a confecção de cestos, gerando o nome.
– A Calatéia possui um movimento interessante em suas folhas, ficando mais horizontais ou mais verticais para melhor aproveitar a luminosidade.
– É planta ideal para remover toxinas do meio ambiente, cumprindo assim uma função tanto de limpeza do ar como de decoração.
– É uma planta adequada e utilizada por Iracema – fontes e orquídeas em suas fontes de água

$T2eC16V,!)cFIeSwjGzBBSP19FiK+w~~60_35

2 comentários sobre “Calatéia ornata

    • Denise, tudo bem? Bom te ver por aqui. As calatéias ou marantas são plantas admiráveis. Há muitos tipos, todas com folhas muito desenhadas. E o Brasil possui muitas destas espécies sendo nativas de nossas matas. Pode-se fazer, em locais sombreados, canteiros de grande beleza. Um de meus objetivo com este blog, de agora em diante, será difundir estas preciosidades, e estou sempre procurando novas espécies com potencial ornamental. Como um pequeno cáctus que abriu suas flores esta semana. Ainda nem sei qual sua espécie. Te mando a foto por email. Um abraço

Deixe um comentário